1. Home
  2. TV
  3. MINAS
  4. GERAIS
  5. Educação Física de Monte Belo prioriza a construção de projetos pedagógicos temáticos e obtém boa média de devolutivas dos estudantes no ensino remoto
Educação Física de Monte Belo prioriza a construção de projetos pedagógicos temáticos e obtém boa média de devolutivas dos estudantes no ensino remoto

Educação Física de Monte Belo prioriza a construção de projetos pedagógicos temáticos e obtém boa média de devolutivas dos estudantes no ensino remoto

0
0

A disciplina de Educação Física em Monte Belo – MG tem priorizado projetos temáticos durante o período em que as aulas são oferecidas no método não presencial aos alunos, devido a pandemia da COVID-19. Foram aplicados três projetos em toda a rede municipal pública do ensino fundamental, nível 1, do 1º ao 5º ano.

 

A média das devolutivas dos estudantes com as atividades concluídas referente astrês propostas elaboradasno primeiro semestre de 2021,chegou em 80%.

 

  ESCOLA JUREIA ESCOLA SANTA CRUZ ESCOLA CORONEL  

TOTAL

Total de alunos matriculados

nas escolas municipais

 

61

 

62

 

494

 

617

 

APOSTILAS APLICADAS ESCOLA

JUREIA

ESCOLA

SANTA CRUZ

ESCOLA CORONEL TOTAL DE APOSTILAS DEVOLVIDAS
Circo e Lutas 53 62 427 542
Pedalando na Ed. Física escolar 52 62 403 517
Jogos Olímpicos e Paralímpicos 54 62 316 432

 

Entre os meses de fevereiro e março de 2021, os alunos tiveram acesso ao material com o conteúdo “Circo e Lutas”, relacionando suas habilidades e valores com as temáticas. Sendo que, de acordo com o levantamento dos professores, 542 estudantes devolveram as atividades concluídas de um total de 617, o que corresponde que 87,84% dos alunos da rede municipal realizaram as atividades de Educação Física.

No mês de abril, o projeto disponibilizado aos alunos foi o “Pedalando na Educação Física Escolar – o percurso da Escola para a sociedade” que priorizava o uso da bicicleta na cidade e a sua relação com o meio ambiente e a saúde. 517 estudantes corresponderam ao projeto aplicado, cerca de 83,79% do total de alunos.

No mês de junho o projeto desenvolvido foi sobre os “Jogos Olímpicos e Paralímpicos”. Os professores abordaram as temáticas ligadas ao maior evento esportivo do mundo, trazendo assim, importantes reflexões sobre os jogos. Neste projeto, 432 alunos devolveram as atividades concluídas, cerca de 70% dos discentes do município.

Por fim no mês de julho, como atividade conclusiva do primeiro semestre, foram realizadas as Olimpíadas Online, em um formato de quiz, um jogo de perguntas e respostas sobre as Olimpíadas, sendo que 65 alunos participaram do evento online. Os primeiros colocados de cada escola foram premiados com medalhas de honra ao mérito de ouro, prata e bronze, fazendo referência a cerimônia de premiação aos Jogos Olímpicos. Todos os alunos da rede municipal também receberam um álbum de figurinhas com as curiosidades sobre os atletas e as modalidades dos jogos.

De acordo com o Professor Fagner José Passos, os resultados da disciplina no primeiro semestre refletem a importância dos conteúdos da Educação Físicano processo de aprendizagem do aluno, destacando a parceria entre escola e família. “Mesmo que o ensino esteja sendo aplicado de forma remota com toda a sua limitação, a Educação Física vem contribuindono desenvolvimento das crianças, sendo fundamental para conhecer as inúmeras práticas corporais que é possível através da diversidade de conteúdosda disciplina, e mais além, o engajamento das crianças e de suas famílias tem contribuído e muito, para a produção do conhecimento”, concluiu.

As construções dos projetos foram consolidadas devido a parceria da Prefeitura Municipal de Monte Belo, através da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, com o Curso de Educação Física do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais – Campus Muzambinho, na qual professores de Educação Física do município vem atuando como bolsistas no ProgramaResidência Pedagógica e no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). Com isso, os profissionais já formados da cidade e os graduandos do curso superior compartilham experiências que fortificam a formação e o aperfeiçoamento profissional.

Deixe Seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *