1. Home
  2. TV
  3. RIO
  4. GRANDE
  5. DO
  6. NORTE
  7. Governo desapropria 159 casas da Vila da Alcanorte em Macau
Governo desapropria 159 casas da Vila da Alcanorte em Macau

Governo desapropria 159 casas da Vila da Alcanorte em Macau

0
0

O Governo do Estado vai desapropriar e promover a regularização fundiária das casas habitadas por 159 famílias na Vila Industrial da Alcanorte, bairro Salinópolis, em Macau, distante 185 quilômetros de Natal. As famílias ocupam os imóveis há 35 anos e vivem em situação de vulnerabilidade social.

Para efetivar a desapropriação, a administração estadual realizou um amplo diagnóstico da situação e a Procuradoria Geral do Estado (PGE) elaborou o decreto que foi assinado pela governadora professora Fátima Bezerra nesta sexta-feira (20), em ato na Vila Industrial.

Fátima Bezerra disse que o Governo criou uma comissão composta por representantes da Companhia Estadual de Habitação e Desenvolvimento Urbano (Cehab) e secretarias de Ação Social, Administração, Planejamento e PGE para destravar as pendências. “A comissão não era para enrolar vocês. Era para achar o caminho. O governo vai pagar R$ 3 milhões pelos imóveis e entregar a vocês.” Ela acrescentou que o Estado tem o dever de atender as populações mais carentes.

“Estamos cumprindo um direito após quase 40 anos de promessas não cumpridas. A fotografia deste momento mostra cidadania e respeito. Vocês lutaram, sofreram, mas nunca desistiram. Valeu o sonho, valeu a luta!”

Governadora Fátima Bezerra

A vila é composta por cinco quadras denominadas A, B, C, D e E. A desapropriação será por interesse social nas quadras D e E, cujos moradores se tornarão proprietários legais.

Marialva de Oliveira, moradora há 31 anos, considerou a desapropriação “uma vitória importante porque nos dará tranquilidade, a posse da casa, e vamos deixar de pagar o aluguel mensal à massa falida da Companhia Nacional de Álcalis.”

Famílias ocupam os imóveis há 35 anos e vivem em situação de vulnerabilidade social. Foto: Elisa Elsie.

O vereador Fagner Teodósio, morador da Vila, mas que não será beneficiado com a desapropriação, disse que a luta de quase 40 anos foi reconhecida pelo Governo do Estado. “Quando procuramos a governadora Fátima Bezerra para resolvermos o problema da comunidade, senti nos olhos dela que teríamos uma solução. Ela nos disse: vocês não serão mais enganados. E hoje estamos aqui recebendo este benefício justo. Governadora, esse pessoal aqui nunca perdeu a esperança. Só temos a agradecer!”

O deputado Francisco Medeiros lembrou a luta pela desapropriação e regularização demandou muitas iniciativas inclusive vários pronunciamentos e audiência pública na Assembleia Legislativa. “Hoje temos o resultado de uma grande e longa luta que chega a um bom final por determinação desta professora, a governadora Fátima Bezerra”.

O deputado Ubaldo Fernandes reconheceu o trabalho do Governo e o empenho da governadora. George Soares, também deputado estadual, disse que “o atendimento do pleito é uma forma de fazer justiça a estas pessoas que tanto lutaram.”

Prefeito de Macau, o médico José Antônio de Menezes lembrou que muitos moradores nasceram e têm filhos nascidos lá. “Com a desapropriação, a prefeitura poderá prestar serviços como urbanização e coleta de lixo. Antes não podia porque era área privada. Agora confirmo: a prefeitura vai realizar seus serviços públicos aqui.”

Também participaram da solenidade, os secretários Fernando Mineiro (Segri), Guilherme Saldanha (Agricultura), Socorro Batista (adjunta do Gabinete Civil); o procurador do Estado, Antônio Sales; o diretor administrativo da Cehab, Antônio Miguel, além de autoridades locais.

INFORMAÇÕES: Elisa Elsie – Assecom/RN
FOTOS: Elisa Elsie

Deixe Seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *