Governo do Estado certifica com o selo Pet Friendly universidade na capital
A Secretaria de Estado de Agricultura, Pesca, Pecuária e Abastecimento do Rio de Janeiro entregou nesta quarta-feira (24/11) a certificação “Pet Friendly” para a Universidade Candido Mendes, campus Centro do Rio. Instituição privada de Ensino Superior mais antiga do país, ela é a primeira a receber animais domésticos em suas dependências. O selo já foi distribuído para cerca de 1.500 estabelecimentos em todo o estado.
– Nossos bichos são uma extensão das nossas famílias, e é cada vez mais comum as pessoas quererem levar seus pets para os locais que frequentam. Além disso, não podemos esquecer da importância de quem precisa de cães-guia ou de seus animais como suporte emocional. Então, a entrega do selo aqui na Candido Mendes representa mais um marco do nosso trabalho em prol dos animais – disse o secretário Marcelo Queiroz, criador do selo Pet Friendly e responsável por políticas públicas de proteção e bem-estar animal.
O local já está passando por adaptações, com pisos táteis e identificação em braile, além de adequações para receber cães-guia. Potes com água e ração também já estão disponíveis nos corredores e dependências da instituição. As nove filiais da Candido Mendes também estão sendo preparadas para receber os pets.
– Mais uma vez, a Candido Mendes larga na frente, desta vez com a questão da acessibilidade, que é fundamental. Nós temos alunos deficientes visuais, e o certificado vai facilitar a vida deles. A ideia é sempre agregar em favor dos alunos, da sociedade. E há 120 anos a universidade tem esse caráter humanista. Essa é mais uma página de conquista – afirmou João Chamarelli, presidente do diretório acadêmico, destacando que, com a retomada das aulas presenciais, os alunos poderão levar seus cães para a universidade.
Empolgação nos corredores
A notícia da entrega do selo deixou alunos empolgados. Gabriel Santana Ferreira, de 24 anos, está no sétimo período de Direito e já esteve na universidade com Brad, seu cachorrinho.
– De fato, poder ter acesso com meu cachorro nas instalações foi uma ótima notícia. Hoje, por exemplo, precisei preencher alguns documentos aqui na secretaria, e saber que ele poderia entra comigo foi muito bom. Acho que de uma forma geral os alunos estão bem satisfeitos, principalmente aqueles que dependem dos seus pets no dia a dia – comemorou Gabriel.
Informações: Governo/RJ