1. Home
  2. BRASIL
  3. Os jardins indomados das cidades
Os jardins indomados das cidades

Os jardins indomados das cidades

247
0

VVocê já parou para pensar por que consideramos bonito um jardim? Em geral, trata-se de espaço muito bem cuidado, que dá trabalho, pois as plantas ali colocadas precisam lutar, dia a dia, contra espécies invasoras, as chamadas “plantas daninhas”, não é verdade?

Por falar nisso, o que aconteceria se o ser humano parasse de “domar” seus jardins e deixasse as plantas crescerem naturalmente? Quais espécies se desenvolveriam e ocupariam os espaços hoje destinados aos “verdinhos” ornamentais?

Perguntas assim fazem parte dos estudos científicos de dois pesquisadores da Universidade Federal de Minas Gerais, a UFMG: Wagner Leite Viana, professor da Escola de Belas Artes, e Wellington Dias, responsável pelo Projeto Jardim Mandala da Faculdade de Educação.

Os dois incentivam seus alunos a olhar e a sentir a natureza de maneira diferenciada, com respeito por suas origens e forças vitais. Na visão de Wellington, os jardins precisam ser reconhecidos como espaços sensoriais e de cura.

Achamos estas propostas muito legais! Tão incríveis que resolvemos trazer este desafio científico a você: que tal explorar os vasos e jardins de sua casa, ou mesmo os espaços verdes da cidade, para reconhecer as plantas nascidas de maneira espontânea?

Para isso, organizamos uma lista com as principais espécies, aquelas mais fáceis de se encontrar em Minas Gerais. Fizemos, ainda, um pequeno jogo, para você conectar o nome com a aparência das plantinhas. Se não conseguir encontrar todas as espécies ao andar pela cidade, sempre vale consultar os sites especializados da internet, como o Dataplamt, mantido pelo museu de história natural da UFMG.

FONTE: Minas Faz Ciencia

Deixe Seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *