Uso de ferramentas digitais potencializam aulas em escola de Colatina
Alunos da 3ª série do Ensino Médio da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Rubens Rangel, situada no município de Colatina, utilizam ferramentais digitais para potencializar as a
prendizagens consolidadas em sala, bem como as atividades remotas, nas aulas da disciplina Eletiva, Ciências em Destaque.
Os alunos utilizam o aplicativo Canva for Education para elaborar postagens relacionadas aos temas atuais, ou mesmo aos temas estudados nas disciplinas da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
O professor Vagner Candido da Silva disse que o uso da tecnologia em sala de aula e as ferramentas digitais, por meio de recursos digitais, vieram para auxiliar de forma prática o processo de ensino e aprendizagem, dentro e fora da sala de aula, pois a aquisição de competências digitais melhora o desempenho dos alunos de modo geral.
“Com o advento da tecnologia, todos os setores da sociedade sofreram impactos significativos, visto que transformou a forma como vivemos, nos relacionamos, nos comunicamos e, consequentemente, a maneira como ensinamos e aprendemos”, disse o professor.
Para a pedagoga Tatiane Lorencini Torezani, a tecnologia da educação visa a atender às necessidades do mundo moderno, proporcionando inovação para a sala de aula, rompendo com o modelo tradicional de ensino. “As competências digitais na educação são fundamentais para que os alunos utilizem as Tecnologias da Informação e Comunicação de maneira adequada e desenvolvam as habilidades do futuro e as competências propostas pela BNCC. Essas competências podem ser definidas como o conjunto de valores, crenças, conhecimentos, capacidades e atitudes para utilizar adequadamente as tecnologias, que possibilitam a busca, o acesso, a organização e a utilização da informação para construir conhecimento”, destacou.
O aluno Isaque Camargo, que participou das atividades, comentou: “com o auxílio da tecnologia, aprendemos mais e o tempo passa que nem percebemos. Todo aluno gosta de algo que é diferente e que contribui para que aprendemos de forma conectada.”
Informações
Assessoria de Comunicação da Sedu
Mirela Marcarini / Geiza Ardiçon