TVE e FM Cultura lembram 60 anos da Legalidade com programas especiais
Para marcar os 60 anos do Movimento da Legalidade, a equipe de reportagem da TVE buscou os arquivos de imagens documentais e, principalmente, as vozes daqueles que, mais do que testemunhas, participaram deste capítulo da história do Brasil.
Em 1961, após a inesperada renúncia do presidente Jânio Quadros no dia 25 de agosto, ministros militares pretendiam impedir a posse do gaúcho João Goulart, vice-presidente eleito. O governador do Rio Grande do Sul, Leonel Brizola, iniciou, na sequência, uma articulação política, que teve a adesão da população, pela chamada Legalidade, para garantir a posse de Jango, como João Goulart era chamado.
“A história dos livros ganha outra emoção quando contada por ‘essas senhoras e esses senhores’ que, na época, tinham entre 16 e 20 e poucos anos de idade, e mantêm o brilho no olhar ao resgatar suas memórias”, conta a repórter Simone Feltes que, juntamente com a jornalista Daniela Candia Bonamigo, a coordenadora de Jornalismo da TVE, Hilda Haubert, e o coordenador da FM Cultura, Cléber Grabauska, estão à frente do projeto.
Os conteúdos que vão contar sobre a Legalidade, em diferentes formatos, começaram a ser exibidos em 10 de agosto. São 14 drops e minidocs veiculados nos intervalos da programação. Os drops também estão disponíveis no Youtube da TVE.
Reportagens que detalham acontecimentos – como a importância do rádio na rede da Legalidade, que reuniu em cadeia cerca de cem emissoras do país, ou a história da insubordinação dos oficiais que evitou o bombardeio do Palácio Piratini – e que também apresentam relatos de personagens e sua participação no período da Legalidade.
“A intenção é oferecer esses conteúdos ao nosso público, entre os programas que está acostumado a assistir e a ouvir normalmente”, afirma Daniela.
No dia 25 de agosto, data da renúncia de Jânio Quadros e início do movimento da Legalidade em 1961, a TVE exibe, a partir das 23h30, um programa de estúdio (com reprise no sábado, dia 28, às 13h).
“Estamos produzindo algo que vai além de contar a história, baseados também no papel da emissora que sempre dá espaço para a produção artística local”, afirma Hilda.
Assim, o programa vai ter participações remotas de convidados, reportagens inéditas, memórias, mas também música e arte, em apresentações de artistas gaúchos, especialmente produzidas para o projeto.
No sábado (28/8), às 22h30, a TVE exibe o filme “Legalidade” (2019), de Zeca Brito. A produção que alia personagens reais, reconstituição de cenas e imagens documentais, tem Leonardo Machado, ator que morreu em 2018, como Brizola.
Na abertura da sessão de cinema, o diretor Zeca Brito falará diretamente do Palácio Piratini, principal locação do filme, contando dos bastidores e detalhes da produção.
Texto: Clarice Passos/TVE
Edição: Marcelo Flach/Secom