1. Home
  2. TV
  3. MATO
  4. GROSSO
  5. DO
  6. SUL
  7. Redução nos valores de taxas de inscrição em concursos estaduais
Redução nos valores de taxas de inscrição em concursos estaduais

Redução nos valores de taxas de inscrição em concursos estaduais

0
0

Os deputados aprovaram o projeto que reduz os valores cobrados nas taxas de inscrições dos concursos públicos estaduais, em Mato Grosso do Sul. A intenção é promover uma revisão nos parâmetros que definem a taxa para estes certames, para que sejam semelhantes a outros entes da federação.

O Governo do Estado destaca que esta alteração já poderá entrar em vigor no próximo ano, onde já estão planejados concursos estaduais na Administração Direta, autarquias e fundações, entre elas na CGE (Controladoria-Geral do Estado), SED (Secretaria Estadual de Educação), Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal), entre outros.

A proposta foi elogiada pelos deputados, que destacaram que a redução chega a 50% nos valores cobrados para os certames estaduais. “Trata-se de um projeto importante do Governo do Estado, pois reduz os valores das inscrições e deve ter o apoio desta Casa de Leis”, destacou o presidente da Assembleia, o deputado Paulo Corrêa.

Nesta mudança aprovada na Assembleia, a tabela de taxas definida para concursos reduz o coeficiente (cobrança) de 8 para 4 (multiplicável pelo valor de Uferms) nos certames com exigência de curso superior.  De 5 para 2,5 (coeficiente) para concursos de ensino médio completo e diminuiu de 3 para 1,5 quando exigir ensino fundamental, mesmo que for incompleto.

“Com a aprovação da proposta, o Governo do Estado quer ampliar as oportunidades de participação em concursos dos cidadãos que pretendem ingressar no serviço público, mas que muitas vezes enfrentam dificuldades na hora de fazer o pagamento da taxa de inscrição. Pretendemos estimular e favorecer a participação da população nos certames”, explicou a secretária estadual de Administração, Ana Carolina Araújo Nardes.

Com a aprovação, o projeto altera a tabela de taxas de serviços estaduais, da lei n° 1810, de 22 de dezembro de 1997. Agora ele segue para sanção do governador Reinaldo Azambuja. A proposta contribui com os candidatos que pretendem participar dos próximos concursos estaduais.

Leonardo Rocha, Subcom
Foto Capa: Saul Schramm

Deixe Seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *