AMOG marca presença em Brasília na luta pelo FPM
A região, através da Associação da Microrregião da Baixa Mogiana, marcou presença no evento que reuniu em torno de 3 mil prefeitos em Brasília nos dias 3 e 4 de outubro. Vereadores e prefeitos foram pedir recursos para compensar a redução de alíquotas do ICMS, que impactou as receita dos municípios.
Como resultado da pressão municipalista, o Projeto de Lei Complementar (PLP) 136 foi aprovado por unanimidade na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado, logo após o encerramento do movimento liderado pelos prefeitos. Agora, a matéria segue para votação no plenário da Casa, com expectativas de uma aprovação definitiva ainda nesta semana.
A Associação Mineira De Municípios (AMM) liderou a delegação, contando com mais de 300 prefeitos e centenas de vice-prefeitos e vereadores. O vice-presidente da AMOG, Gilson Pereira de Mello, prefeito de Arceburgo também esteve em Brasília e retornou otimista “ a viagem foi proveitosa, visto que os impactos com a redução dos repasses compromete muitos municípios, em especial áreas como a saúde e educação, ressaltou Gilson.
Custódio Garcia, prefeito de São Pedro da União e presidente do Cimog foi outra voz firme na luta pelos direitos municipalistas. Ele esteve reivindicando pessoalmente com o presidente do Senado Rodrigo Pacheco.
De acordo com a reportagem do Estado de Minas o presidente da AMM Marcos Vinicius, prefeito de Coronel Fabriciano, agradeceu ao presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD) e a adesão dos prefeitos mineiros “agradeço os prefeitos e prefeitas de Minas Gerais. E voltamos com um saldo positivo”.
FONTE: A FOLHA REGIONAL DE MUZAMBINHO