Café da Fazenda Ipanema é eleito o melhor café do Brasil
O café gueixa da fazenda Ipanema Agrícola, de Conceição do Rio Verde, Minas Gerais, foi eleito o melhor café do Brasil na 24ª edição do Cup of Excellence, competição que reuniu amostras dos melhores cafés brasileiros. O café obteve pontuação de 91,32 pontos na categoria “processos experimentais”, que deu espaço para métodos de beneficiamento inovadores.
O café gueixa é produzido a partir de grãos da variedade Bourbon Amarelo, que são submetidos a um processo de fermentação anaeróbica, que ocorre sem a presença de oxigênio. Esse processo confere ao café notas gustativas de chocolate, caramelo e frutas cítricas.
O produtor do café, Rodrigo Rodrigues, disse que a conquista é um reconhecimento do trabalho de toda a equipe da fazenda. “É uma combinação de local, da variedade, dos cuidados de colheita e pós-colheita. Isso engloba pessoas, todos os nossos colaboradores. É um conjunto de fatores”, disse.
Além do café gueixa, a fazenda Ipanema Agrícola também foi premiada na categoria “via úmida”, com um café que obteve nota de 92,15 pontos.
Os lotes vencedores do Cup of Excellence serão comercializados em um leilão no dia 6 de dezembro. O evento será realizado na cidade de São Paulo e será transmitido ao vivo pela internet.
A vitória do café gueixa é um importante reconhecimento para o café brasileiro, que é considerado um dos melhores do mundo. A conquista também mostra a crescente abertura de mercado para os cafés do Brasil, especialmente na Ásia.
Related posts:
- Governo prepara kits da Defesa Civil para entregar a 479 cidades e a 18 regionais
- Minas Gerais acumula R$ 136 bilhões em novos investimentos e projetos de expansão
- Conheça os canais oficiais do novo banco para pagamento de servidores do Estado
- Governo de Minas e instituições de justiça abrem Consulta Popular que vai definir prioridades de investimento em Brumadinho e mais 25 municípios